Back to Profile

Soluções BIM para Edificações e Infraestrutura

Contact us

Success Story

RECEITA FEDERAL APRIMORA FISCALIZAÇÃO DE PROJETOS COM USO DE BIM

RECEITA FEDERAL APRIMORA FISCALIZAÇÃO DE PROJETOS COM USO DE BIM

Customer challenge

Para a construção e manutenção, a Receita Federal conta com uma área de projetos específica de suas sedes espalhadas em todo o Brasil responsável por fiscalizar o trabalho de terceiros contratados. Durante muito tempo, o processo de análise dos projetos e fiscalização de obras de engenharia foi feito manualmente, mas há alguns anos a área decidiu apostar no uso de soluções BIM (Building Information Modeling). De acordo com o chefe de projetos da Receita Federal, em 2017 sua área decidiu que era hora de melhorar estes processos, utilizando a tecnologia para dar a eles mais agilidade e acuracidade. “A Autodesk foi o fornecedor que melhor atendeu nossos requisitos. Além disso, sua solução é a mais utilizada nos escritórios de engenharia do Brasil, o que tornaria nossas concorrências mais amplas, com a participação de mais empresas”, afirma. Até ali, a área que recebia projetos realizados em Autodesk AutoCad passou a contar, a partir de 2018, com as soluções Autodesk Revit e Navisworks

Project goals

A equipe de projetos aproveitou o projeto piloto para realizar processos paralelos – utilizando o BIM e o modelo tradicional – iniciativa fundamental para conquistar o apoio dos gestores para o uso da solução. “A comparação comprovou a agilidade e a economia que imaginamos quando decidimos usar o BIM e este foi um ponto bastante interessante em nosso processo”, lembra.

Solution

Junto com os projetos piloto, a Receita Federal e a Pro-Systems realizaram um treinamento de 40 horas para os primeiros usuários chave do Revit. Com os resultados, veio a decisão de uma contratação maior de software com treinamento. Com isso, ao longo dos anos de 2018 e 2019 foram realizadas 160 horas de treinamento para 80 colaboradores da Receita e do Ministério da Economia. Atualmente a área de projetos da Receita tem cerca de 80 usuários das soluções Autodesk. Como o órgão contam com presença nas dez regiões fiscais do País, e cada uma delas tem uma superintendência e um corpo técnico de engenharia, o time de projetos está espalhado em todo o Brasil. Cada equipe, que pode ter de duas a sete pessoas, é responsável pelas contratações e fiscalizações em suas regiões, agora utilizando o Autodesk Revit, o Autodesk AutoCad e, em alguns casos, o Autodesk Navisworks, sempre com foco na fiscalização dos contratos.

Business outcome

O executivo lembra que o novo modelo de contratação também traz facilidades no entendimento do projeto, que é visto em 3D todo o tempo. “Temos precisão dos quantitativos envolvidos e, portanto, precisão no orçamento. Com isso temos uma redução de interferências entre as disciplinas, compatibilizando o processo entre as diversas áreas, o que significa um projeto melhor, um orçamento mais real e menos erros”, ressalta. Os benefícios foram percebidos também na contratação do projeto, já que a empresa vencedora apresentou um preço 40% abaixo dos concorrentes. Isso foi possível porque, ao utilizar o Autodesk BIM, os vencedores conseguiam aumentar a produtividade e reduzir os custos de produção do projeto, e ainda assim fazer uma entrega com bastante qualidade.

Conclusion

De todo modo, Paulo José reforça que o uso do BIM e do pacote de soluções da Autodesk está apenas no começo. Seu time já definiu os próximos passos junto a Pro-Systems para evoluir no uso do BIM, e eles incluem a definição de um BIM Mandate, um caderno de encargos BIM para as contratações que deverá ser entregue aos licitantes, tanto de projetos quanto de obras. “Também queremos oferecer aos nossos colegas o nosso template BIM e, na sequência, evoluir nos usos do BIM para nossas contratações”, revela. Paulo José explica que, nessa primeira etapa, o uso da solução foi restrito a usos mais palpáveis, como 3D e extração dos quantificáveis. O foco agora é evoluir para o planejamento da obra propriamente dito, com uso do 4D e, em uma etapa posterior, evoluir no uso do BIM para manutenção e operação dos edifícios. “É um passo um pouco mais largo, que deve ser realizado nos próximos anos”, conclui.

Project summary

    Duration & delivery

  • 760
  • 2019-11-24

    Autodesk solutions

  • Revit
  • Navisworks Manage

    Services provided

  • Business Process Assessment & Documentation

    Customer industry

  • Architecture, Engineering & Construction
More success stories

Terracap usa Autodesk AutoCAD Civil 3D para Geração de Caminhamento de Perímetro e Quadros de Unidades Imobiliárias.

A Terracap é responsável pelo processo de regularização fundiária urbana e de gestão das terras públicas do Distrito Federal, sobretudo as ocupações situadas em terras irregulares pertencentes ao seu patrimônio e que precisam ser adicionadas às suas bases de dados. Tinha como desafios sistematizar diversas rotinas que eram elaboradas de forma manual acarretando atrasos e erros que geravam custos elevados, tanto operacionais quanto políticos e definir uma arquitetura de implementação focando a correção de problemas verificados no desenvolvimento de projetos de urbanismo, parcelamento urbanos e registro de parcelamento de autoria no DF, como: Geração de Caminhamento de Perímetro e Quadros de Unidades Imobiliárias de forma automática, de acordo com a Norma em vigor no GDF; Redução do tempo total de projeto, com ganho na utilização dos recursos humanos.


View

COMARA APRIMORA PROJETOS AEROPORTUÁRIOS COM USO DE BIM

A Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) tem como missão projetar, construir e recuperar aeroportos em áreas remotas da Amazônia Legal e em outras regiões do país de interesse do Comando da Aeronáutica, contribuindo para a soberania nacional e o progresso sustentável. A COMARA se destaca pela sua excelência profissional e tecnológica, eficiência logística e gestão ética dos recursos públicos, bem como pela sua capacidade de superar os desafios na Amazônia.Em 2020, a COMARA abraçou a implementação do BIM como um novo desafio em seus projetos de aeroportos. Para tanto, a Comissão adquiriu da Pro-Systems licenças da AEC Collection e a equipe técnica da COMARA começou a desenvolver projetos aeroportuários usando o BIM. Para aproveitar ao máximo a solução adquirida, a contratação incluiu serviços de consultoria oferecidos pela Pro-Systems para o desenvolvimento de um Projeto Piloto.


By accessing and using Partner Finder, you acknowledge and agree to the following Additional Terms as referenced in the Website Terms of Use: (i) Partner Finder may be modified, updated, interrupted, limited, suspended, or discontinued at any time without notice or liability; (ii) any query or request for information regarding a specific provider or provider services may be forwarded to that provider, however Autodesk in its discretion may retain a record to conduct business analytics to improve Partner Finder and other Autodesk products and services; (iii) Autodesk has no obligation to enforce any terms on your behalf against another user; and (iv) any feedback you provide in connection with a provider, including ratings or reviews, is a non-confidential “Submission” as defined in the Website Terms of Use. You are advised to conduct your own independent analysis and assessment of any information provided by or though Partner Finder, including whether a selected provider is appropriate for your particular circumstances. Without limiting the Website Terms of Use, Autodesk does not warrant, endorse, guarantee, or assume responsibility for any service advertised or offered by a provider through Partner Finder or any hyperlinked website or service. Autodesk is not liable for the content of this site, or for the consequences of any actions you may take based on information provided by, or through, this site. You release Autodesk and its affiliates and subsidiaries from all liability arising from your use of Partner Finder, including any hyperlinked website, service, or content.

This page has been translated for your convenience using a machine translation service. Reasonable efforts have been made to provide an accurate translation; however, no automated translation is perfect nor is it intended to replace human translators. As a result, this translation may contain errors and inaccuracies. Autodesk provides no warranties, either express or implied, about the accuracy, reliability, or completeness of the machine translation and disclaims all liability for any losses or damages caused by, or resulting from your reliance on, this translation. The English version of this website is the official version.